quarta-feira, 21 de novembro de 2012

A moda explica até o ser humano!

       
           Meninas, não sei se vocês sabem, mas eu (Brenda), faço cursinho  para entrar na U.E.M. (Universidade Estadual de Maringá) no curso de Psicologia. E por gostar muuuuito dessa área, já estou lendo alguns livros que vou ter que estudar na faculdade, e fiz algumas descobertas sobre a relação ser humano X moda.

           "A maneira como nos vestimos reflete muito sobre a impressão que queremos causar e sobre a expressão do nosso interior. Uma pessoa que se veste de maneira despojada causa a impressão de alguém relaxado, mas pode causar a impressão de alguém que não teve a preocupação ou tempo para se arrumar." O que vestimos diz muito de nossa personalidade, estado emocional e alguns dizem status financeiro, mas temos sempre que lembrar de o que está na moda é adaptativo ao seu gosto e bolso.

           "Cada um tem o seu próprio caminho para integrar o novo conhecimento na sua estrutura de experiências, na qual se apoia na busca e construção de seu mundo". A crise de toda pessoa que já passou ou vai passar pela adolescência é justamente achar nosso cantinho no mundo, descobrir quem somos e qual é o nosso estilo, sem crises gente. O nosso "gosto" é determinado  pelas influências que recebemos desde criança e como reagimos à elas. É simples: provavelmente há algo que sua família ou amigos usem ou façam que você goste e incorporou à sua personalidade, ou, deteste e não queira pra você. Meu pai, por exemplo, gostava de rock e minha mãe tinha um lado mais hippie, são os dois estilos que eu mais gosto, mas não são os únicos.

          A moda é um ciclo, passamos por uma massificação de estilo a cada nova tendência. O neon dos anos 80, as listras tão usadas pela modelo Twiggy nos anos 60 e até mesmo as caveiras tão vistas ultimamente; vai dizer que todo mundo que você viu usando algo de caveira realmente gosta de rock?! Às vezes você sempre gostou, ou a maneira como ela foi apresentada nesse último ano tenha te agradado e você passou a gostar. É quando a maioria adere à moda, usa a tendência e a explora de todas as maneiras que ela chega ao seu auge e, simplesmente, sai de moda porque as pessoas enjoaram de usar. A nova tendência é a sempre usada no próximo ano ou na década seguinte da história, uma ordem (1950,1960,1970,1980,1990,2000), estamos no fim dos anos 80 começando o estilo "podrinho" rockeiro dos anos 90.

           Há um outro fenômeno já visto na literatura que acontece nas viradas de século ou datas de fim de mundo: o aparecimento de símbolos cabalísticos e coisas que remetem à morte, escuridão. O aparecimento desse fenômeno na moda foi representado pelas caveiras, cruz, símbolos da paz, corujas e tons mais fechados na cor.

           A moda é uma expressão de personalidade, e a maneira como a usamos expressa os desejos íntimos de nosso ser (sentimentos, humor e até mesmo a falta dele no dia kkk), logo, o que usamos pode dizer quem somos. Temos que ver a moda não como algo a ser cumprido, mas, algo a ser adaptado. O papel da moda é esse: mostrar a nós mesmos quem somos por meio das peças que escolhemos pra nosso Closet.

" A moda sai de moda, o estilo jamais!"- Coco Chanel

Beijos, Brenda.

Um comentário:

  1. Nossa muito bom !!
    È como eu penso, não usar as coisas apenas pq "está na moda" mas sim aproveitar-se dela para selecionar as coisas com as quais me identifico, até porque se não souber usar as peças fica mais feio do que não estar atualizada sobre as tendencias.

    By

    ResponderExcluir